O concurso “Gastronomia com Vinho do Porto 2018” (GVP’18) teve ontem a sua cerimónia de entrega de prémios, num lotado Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), em pleno centro histórico, Património da Humanidade. Após um mês de experiências gastronómicas à descoberta das melhores harmonizações com os vinhos do Porto e do Douro, de Norte a Sul de Portugal, a 10ª edição deste concurso, organizado pelo IVDP em parceria com a revista Inter Magazine, culminou num evento de celebração entre todos os intervenientes.

Os convidados tiveram oportunidade de assistir à projeção de um vídeo resumo da edição, ilustrativo da dinâmica e da alegria que pautaram as jornadas gastronómicas do GVP’18.

O Presidente do IVDP, Gilberto Igrejas, deu as boas vindas e sublinhou a importância de um concurso de âmbito nacional como o GVP, promotor da gastronomia portuguesa e dos Vinhos do Porto e do Douro. Também Paulo Amado, Diretor da revista Inter Magazine, teve oportunidade de se dirigir à plateia reforçando o papel do evento na elevação da restauração nacional.

Foi em ambiente festivo que se procedeu à entrega dos diplomas aos restaurantes laureados, de acordo com a avaliação obtida (Ouro, Prata, Bronze ou Participação), bem como os prémios especiais de “Melhor Promoção”, “Melhor Carta de Vinhos do Porto”, “Melhor Entrada”, “Melhor Prato” e “Melhor Sobremesa”, que receberam o Decanter Douro, desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza, e o livro “Porto: celebre a vida!”.

Um animado e descontraído cocktail fechou, com chave de ouro, a cerimónia.

Não foi o ponto final do concurso, pois o público pode, ainda, usufruir do guia de restaurantes do Gastronomia com Vinho do Porto e desfrutar de experiências e harmonizações inesquecíveis.